Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
17 de maio de 2023

Serviço foi iniciado na década de 40 e ficou vigente até os anos 60.

Você sabia que o Sesc já foi responsável por gerir algumas maternidades pelo Brasil? Ao longo de muitas décadas, a saúde de mães e bebês foi uma das principais preocupações no Brasil. Esse fato levou o Sesc a criar iniciativas para melhorar tal realidade, desde o início de sua atuação.

O objetivo era garantir que mães e seus filhos recebessem os cuidados necessários para terem uma vida saudável. Por isso, em 1949, o Sesc montou um plano de ação em que constavam programas como: Serviços Médicos, Proteção à Maternidade e Assistência à Infância.

Dentro dessa estratégia de apoio à maternidade, nos estados onde o Sesc não tinha uma estrutura própria, por meio de aquisições de insumos e parcerias, adquiria utensílios médico, contratava profissionais de saúde ou até mesmo subsidiava o atendimento dos comerciários em hospitais e clínicas particulares. Durante muito tempo, também, foi bastante comum o Sesc realizar partos na casa de comerciários.

Somente no ano de 1956, por exemplo, o Sesc registrou 364 partos realizados em residências de famílias associadas. Em 1957, mais de 12 mil crianças nasceram dentro dessa estrutura do Sesc.

Enfermeira do hospital do Sesc entrega recém-nascido à mãe.

 

Maternidade Carmela Dutra: a primeira maternidade do Sesc

Em julho de 1949, o Sesc inaugurou a Maternidade Carmela Dutra, no bairro do Lins, no Rio de Janeiro. Com apenas um ano de funcionamento, a unidade recebe o prêmio Caduceu, concedido pelo Departamento Nacional da Criança, por ser o Hospital mais eficiente no combate à mortalidade materna e perinatal.

Naquela época, o Rio era a capital do país. Uma outra maternidade foi inaugurada em outubro de 1952: a Maternidade Imaculada Conceição, em Niterói

O terceiro hospital do Sesc, especializado no atendimento de gestantes, seria a Maternidade João Daudt de Oliveira, que passou a funcionar em julho de 1957, em São Paulo. No relatório geral daquele ano, a maternidade é descrita como umas das mais modernas do estado.

Ainda segundo o documento, o Sesc havia realizado naquele ano mais de 12 mil partos, por meio de suas três maternidades, hospitais conveniados e atendimentos domiciliares.

A partir da década de 60, as atividades do Sesc no campo da Saúde passam a ter maior ênfase educativa e atividades como a Educação em Saúde se tornam a principal forma de atendimento às gestantes.

Notícias Relacionadas:

Sesc prepara alunos para o ENEM

Sesc oferece cursos com revisão abrangente dos conteúdos do ensino médio, b...

Sesc inicia movimento para compartilhar livros

A proposta do #MovimentoPartiuLeitura, promovido pelo Sesc em celebração à ...

Mobilização pela cultura gaúcha

Por Janaina Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional d...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.