Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa

Esta edição da Revista Palavra é especial, justamente porque rememoramos nosso passado, situando-o num retrato da literatura produzida no país do presente. Considerando o volume de atividades realizadas pelo Sesc – Serviço Social do Comércio em todo o Brasil para promover a nossa rica e diversa produção literária, nosso desafio é apontar um pouco dessa variedade.

Nesse sentido, vale destacar o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, maior circuito literário do Brasil, no qual cerca de 50 artistas (entre escritores de todos os segmentos, poetas, rappers, contadores de histórias e oficineiros) de quase todos os estados realizam cerca de 500 apresentações, debates e ações formativas ao longo do ano, costurando as dimensões continentais do nosso território. A maioria dos colaboradores desta edição está entre os participantes do Arte da Palavra. Celebramos também os 20 anos de Prêmio Sesc de Literatura, projeto voltado para autores inéditos em romance e conto. Em duas décadas, mais de 20 mil livros foram inscritos, dos quais 37 prosadores brasileiros de todas as regiões foram revelados. Além de as obras serem
publicadas pela editora Record, os vencedores circulam pelo país em diversos eventos e atividades culturais. Nesta edição será possível conhecer um pouco mais sobre as obras vencedoras das edições 2022 e 2023, na seção “Dicas de leitura”. Temos também o privilégio de publicar um texto inédito em língua portuguesa de José Saramago, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. Em “O estado de graça da leitura”, o autor de “Ensaio sobre a cegueira” nos apresenta o fascínio que apenas os livros conseguem proporcionar.

É com essa expectativa que produzimos esta edição da Palavra, com o desejo de que as próximas páginas tragam reflexões e sentidos que somente a literatura oferece. Boas Leituras

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.