Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa

Infâncias negras no Brasil, passado e presente – Sesc São Paulo

Sinopse: As infâncias negras no Brasil são marcadas por uma forte relação com sua identidade cultural sinônimo de resistência, força, domínio corporal, musicalidade, oralidade. Ao mesmo tempo são marcadas pela desigualdade, preconceito e divisão de classes, que construiu uma cartela gradativa de cores que representa as escalas da exclusão social. A proposta dessa formação é olharmos para as infâncias negras no Brasil, o repertório que compõe a sua cultura e a relação desse repertório com os lugares de existência.

Biografia: Lucilene Silva é mestre e doutoranda em Música na UNICAMP, pesquisadora do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa, membro do Conselho diretivo do Grupo ICTM de Estudos de Música e Dança da América Latina e Caribe. Desde 1998 pesquisa e documenta a Cultura Infantil e Música da Infância no Brasil e outros países da América Latina. É Coordenadora Geral da Oca Escola Cultural, onde é responsável pelo Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil. Representa em São Paulo a Casa das 5 Pedrinhas fundada pela etnomusicóloga Lydia Hortélio, integra a equipe gestora da Casa Redonda Centro de Estudos, é educadora do Instituto Brincante. Entre outras publicações e materiais audiovisuais, é autora do livro Eu vi as três meninas, música tradicional da infância na Aldeia de Carapicuíba, que em 2015 recebeu o prêmio IPHAN de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial. Integrou a Cia Cabelo de Maria com participação nos CDs Cantos de Trabalho volumes I e II, Baianás e São João do Carneirinho; participou do filme Tarja Branca, uma revolução que faltava produzido pela Maria Farinha Filmes e do filme Mitã, uma poética da infância brasileira, produzido pelo Espaço Imaginário

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.