Página Inicial > Cultura no Sesc > Arte Educação
A arte educação busca o aprendizado a partir das diferentes formas de expressões artística, como música, dança, artes visuais, literatura e teatro, assim como as tradições culturais populares. Valorizamos o conhecimento individual e coletivo das pessoas, abrangendo uma variedade de saberes e práticas culturais. No Sesc, a arte educação é promovida em ambientes acolhedores e interativos, através de iniciativas que incentivam a participação ativa do público. O objetivo é ampliar o conhecimento das pessoas, proporcionando reflexões sobre o passado e o presente da arte, e facilitando conexões entre diferentes formas de expressão cultural.
O trabalho realizado inclui atividades como mediação cultural, diálogos entre os participantes, colaborações com outras instituições e movimentos artísticos. Um recurso importante é o Marco Referencial de Arte Educação, um documento que define os objetivos, princípios e metodologias utilizados nas atividades de mediação cultural do Sesc.
Esse projeto é um ponto de encontro para falar sobre experiências educativas, iniciativas inovadoras, democratização da arte e muito mais. Para isso, o Sesc Mediações Arte Educação propõe a realização de práticas educativo-culturais com pautas como diversidade, acessibilidade, territorialidade e geracionalidade, que são das ações de mediação, que se dão entre os públicos e as produções artísticas. Em 2023, o Sesc Mediações Arte Educação promoveu uma série de debates sobre a aprendizagem da arte na escola, tendo como recorte a grande diversidade cultural do Brasil como um fio norteador dessas conversas. A iniciativa teve como objetivo estimular a reflexão de questões pautadas para pensar a aprendizagem da arte na escola, colocando a cultura como essa base, já que é por meio dessa dimensão social que pessoas e grupos se expressam, se identificam e se afirmam.
Valorizar e fortalecer as culturas indígenas e negras. Esse é o propósito do Sesc Identidade Brasilis, projeto que acontece em todo o país - por meio de programações culturais e educativas. São seminários, vivências, apresentações artísticas, debates, bate-papos e muitas atividades para promover o intercâmbio de saberes entre os participantes. A iniciativa é centrada no efetivo protagonismo de pessoas indígenas e negras na composição dos diálogos e das reflexões. As ações são desenvolvidas a partir dos temas arte e cultura, memórias, histórias e patrimônios, modos de vida e políticas sociais.
O projeto LABmais nasceu em 2020 com enfoque nas juventudes. Está presente nas cinco regiões do país em diversas unidades do Sesc. A partir de tecnologias de experimentação, comunicação e socialização, os jovens criam conteúdos nas mais diversas linguagens comuns às suas gerações e de acordo com a realidade de seus territórios. Eles produzem podcasts, projetos audiovisuais, ensaios fotográficos e documentários. Entendendo que jovem é protagonista de sua história e trajetória, o LabMais conta com ações educativas para desenvolver ao máximo o potencial de cada um a partir da economia da cultura. O projeto do Sesc se guia no Estatuto da Juventude, que aponta a inserção de jovens no mundo do trabalho como prioridade. O LabMais também promove todos os anos fóruns regionais e um fórum nacional de Juventude com os participantes do projeto. Além de oportunizar debates, os eventos compõem e acompanham as agendas nacional e mundial sobre o assunto. É a juventude moldando no presente seu próprio futuro.
Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.