Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
16 de março de 2023

Na biblioteca do Sesc o público tem acesso a um acervo com cerca de 2 milhões de livros de literatura nacional e/ou internacional para expandir os horizontes.

A leitura nos transporta para lugares conhecidos (ou não), reais ou imaginários com os quais jamais sonhamos e que num piscar de olhos se tornam realidade em nossas mentes.

É através desse instrumento que muitos conseguem explorar sentimentos, novos mundos, adquirir conhecimentos. O impacto desse instrumento no cotidiano do indivíduo é positivo em diversas áreas da vida; de forma cognitiva, social ou afetiva.

O acervo da Biblioteca do Sesc possui cerca de 2 milhões de livros de literatura nacional e/ou internacional. Em 2022, os assuntos mais procurados pelos nossos leitores foram: ficção Fantástica, histórias de aventura, autobiografia, ficção histórica e histórias de amor.

E, nesse texto te contaremos como funciona esse nosso espaço cultural, bem como quais foram os autores brasileiros mais lidos do nosso acervo, em 2022. Confira!

Biblioteca do Polo Educacional Sesc, localizada no Rio de Janeiro.

Como funciona a Biblioteca do Sesc?

Por definição, bibliotecas são espaços em que estão reunidos conteúdos literários, sejam estes em formato de livro, revista, periódico, CDs/DVDs, entre outros, para consultas acadêmicas ou não, podendo ser instituições públicas ou privadas.

E a Biblioteca do Sesc não é diferente, claro! O acesso às 400 unidades espalhadas por todo o Brasil é permitido à toda comunidade, porém, serviços como o empréstimo de livros e uso de internet são exclusivos para quem tem a Credencial Sesc.

O objetivo desses espaços é romper barreiras sociais, levando conhecimento a todas as camadas da população, independentemente do local. Por isso, a atuação do Sesc também conta com outras 54 unidades móveis da BiblioSesc, montadas em caminhões-baú com carrocerias adaptadas.

Além de possibilitar o acesso a todo o acervo material do local, os espaços utilizam atividades culturais como cafés literários, saraus, festivais de leitura e poesia, feiras de livros, e contação de histórias para despertar o gosto pela leitura.

Unidade do Bibliosesc, em Cabo Frio (RJ).

8 autores brasileiros mais lidos em 2022

Em 2022, os frequentadores da Biblioteca do Sesc ajudaram a destacar oito autores da literatura brasileira, sobre os quais faremos uma breve biografia e citaremos obras de destaque em suas carreiras, confira:

  • Carolina Maria de Jesus teve uma vida difícil, mas desenvolveu desde criança o gosto pela leitura e manteve um diário sobre suas experiências, que resultou no livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”. Porém, no acervo do Sesc é possível encontrar sua biografia bem como o livro “50 Poemas de Revolta”.
Carolina Maria de Jesus foi a autora brasileira mais buscada na Rede Sesc de Bibliotecas em 2022.
  • Além de novelista Graciliano Ramos também era jornalista. Nasceu em 1892 no estado do Alagoas, escreveu romances, crônicas, contos e memórias, incluindo histórias infanto-juvenis. O último romance do alagoano intitulado “Vidas Secas” é também a sua obra mais explicitamente social, devido a análise profunda sobre uma família no sertão nordestino.
  • Isabela Freitas é mineira e, a pedido dos seus seguidores no Twitter, criou um blog no qual compartilhava seus pensamentos e experiências sobre relacionamento. Esse projeto resultou nos livros “Não se apega, não” (2014), “Não se iluda, não” (2015), “Não se enrola, não” (2016) e “Não se humilha, não” (2020).
  • O baiano Itamar Vieira Junior é formado em geografia pela Universidade Federal da Bahia(UFBA), mas começou a publicar suas histórias em 2012, com o livro de contos “Dias”. Em 2017, foi finalista do Prêmio Jabuti em 2017 com a obra “A oração do carrasco” e em 2020 ganhou graças ao livro “Torto Arado”, que foi muito aclamado pela crítica.
  • Ivan Zigg nasceu no Rio de Janeiro, atua em diversos campos artísticos como escritor, musicista e ilustrador, além de também fazer pontas em peças teatrais vez ou outra. Todas as suas obras são infanto-juvenis e gosta de contar histórias utilizando apenas imagens.
  • Paula Pimenta, que também já foi professora de música, lançou a primeira edição da série “Fazendo Meu Filme” em 2008, ano em que começou a fazer mais sucesso nas redes sociais. O livro “Cinderela Pop” virou filme em 2019 e é estrelado por Maisa Silva, Filipe Bragançae Fernanda Paes Leme.
  • Ruth Rocha é membro da Academia Paulista de Letras desde 2008, ocasião em que expressou todo “o grande orgulho, alegria e responsabilidade” que sentia em receber tamanha honra. Seu primeiro livro dedicado às crianças foi “Palavras, Muitas Palavras” cujo principal propósito é incentivar o aprendizado através da diversão.
  • Ziraldo atua em diversas áreas artísticas, desde a escrita passando pela pintura até a caricatura. É o autor de “Menino Maluquinho”, que já foi adaptado para a televisão em formato de série, filme e animação, a “Turma do Pererê”, entre outros.

Caso tenha se interessado e deseje pegar um livro emprestado, consulte esse tutorial completo e saiba mais!

Notícias Relacionadas:

Sesc prepara alunos para o ENEM

Sesc oferece cursos com revisão abrangente dos conteúdos do ensino médio, b...

Sesc inicia movimento para compartilhar livros

A proposta do #MovimentoPartiuLeitura, promovido pelo Sesc em celebração à ...

Mobilização pela cultura gaúcha

Por Janaina Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional d...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.