Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
17 de fevereiro de 2023
Janaina Cunha
O ano de 2023 é marcado por datas importantes para o Sesc. Celebraremos aniversários de pelo menos quatro grandes projetos nacionais que, ao longo da história, vêm transformando a vida do trabalhador do comércio, seus familiares e comunidade em geral. São projetos atemporais, relevantes e vivos, que continuam nos oferecendo oportunidades inesgotáveis de atuação.

Projetos culturais do Sesc chegam a 20 anos (e muito mais!)

Na Cultura, destacamos os 25 anos do Palco Giratório – o maior festival de circulação de artes cênicas do país, que se tornou referência nacional pela metodologia curatorial, que alcança o melhor da produção contemporânea e a torna acessível.

O Palco Giratório é um dos principais projetos de circulação de artes cênicas do país.

E os 25 anos do Sonora Brasil que, a cada edição, oferece um olhar sensível para a criação musical com foco nas interseções com o patrimônio imaterial. Busca nos territórios remotos não o que o mercado consagrou, mas a perspectiva pulsante e civilizatória dos movimentos musicais vinculados às nossas raízes sociais. Por meio destes dois projetos, o Departamento Nacional do Sesc contribui para efetiva integração, diálogo e troca de saberes entre os regionais.

Já o Prêmio Sesc de Literatura chega em sua 20ª edição apresentando novos autores, destacando os talentos da literatura nacional e sendo porta de entrada para o concorrido mercado editorial. Estimula, com energia e critério, o escritor adormecido em todo e qualquer autor iniciante que deseja dar um salto qualitativo em sua jornada.

Seis décadas de valorização aos idosos no Sesc

E teremos ainda atenção especial com o TSI – Trabalho Social com Idosos, que completa 60 anos. Pioneiro em ações com e para pessoas acima de 60 anos, o Sesc celebra em 2023 uma trajetória de cuidado com esse público e seus territórios, oferecendo ação, reflexão e renovação do pensamento sobre o que de fato pode representar melhoria na qualidade de vida dessa faixa etária, com abordagem cada vez mais inclusiva e intergeracional.

Há 60 anos o TSI desenvolve atividades focadas para o bem estar dos idosos.

Revisitar e atualizar práticas constantemente

Para além das celebrações, outros desafios também são importantes para a Instituição, sobretudo, do ponto de vista de programas sociais. Começamos o ano dedicados à revisão do portfólio de projetos, com o objetivo de ampliar a percepção do quanto nos aproximamos das melhores práticas, as oportunidades de aperfeiçoamento e o foco nas necessidades desta enorme faixa populacional produtiva que é o alicerce da nossa missão. Não por acaso, em 2022 foi criado o Sesc EAD EJA, levando a oportunidade a jovens e adultos de cursar o ensino médio a distância; bem como foi estruturado o curso de qualificação profissional em produção cultural. Outras novidades estão por vir. Nosso norte são os mais de 48 milhões de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, que precisamos alcançar. Por isso mesmo, nosso futuro é agora.

Artigo escrito por Janaína Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

Notícias Relacionadas:

Sesc prepara alunos para o ENEM

Sesc oferece cursos com revisão abrangente dos conteúdos do ensino médio, b...

Sesc inicia movimento para compartilhar livros

A proposta do #MovimentoPartiuLeitura, promovido pelo Sesc em celebração à ...

Mobilização pela cultura gaúcha

Por Janaina Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional d...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.